Comunique-se

é toda forma de comunicação

Uma frase dita por um dos grandes comunicadores da história do Brasil, conhecido como o velho guerreiro "Chacrinha", virou didato popular no Brasil: "Quem não se comunica se trumbica", pois era sempre falada como mensão àquele convidado a se apresentar no palco dos seus shows que perdia tempo de gravação, estritamente contado para a televisão, seja pela timidez ou nervosismo ou falha no quesito comunicação expressiva, e para os outros que sabiam aproveitar o momento, ele o 'recompensava' tirando o chapéu.

Falar outras línguas é fundamental para o desenvolvimento pleno, social, cultural e acadêmico de cada ser humano, como um todo particular. Com novas linguagens nós abrimos portais de comunicação e entendimento para o mundo que nos cerca. 


Cada ciência tem sua linguagem própria (suponho que alguém já tenha te falado isso). E a internet é o maior veículo de comunicação da atualidade, posto ocupado anteriomente pela Televisão. Hoje em dia, o próprio sistema de televisão está se adaptando à nova realidade mundial e pode ser acessada por meio da internet.

E eu "amo muito tudo isso" (não é que eu coma tanto McDonald's, viu? mas olha aí a força de uma frase de marketing, versão brasileira), e eu ainda assisto as programações que me atraem na minha velha não-tradicional televisão, pois nós recebemos as ondas de TV através de uma antena adaptada ao computador, onde nós fazemos o download da guia e gravamos os programas escolhidos, e, quando nos dá tempo, assistimos tudo através de um projetor de imagens direcionado à parede da sala. Sim, podes nos considerar 'índio Tupiniquim Hi-tech'.

A linguagem é um tema ainda mais discutido por aqueles que vivenciam mudanças de país, de cultura, de vida em geral, como no meu caso. O programa "Brasileiros no Mundo" debateu a identidade dos emigrantes brasileiros e de seus filhos e mostra relatos de algumas famílias que preservam os laços culturais e identitários com o Brasil apesar das distâncias. 



Um marco na história do Brasil foi a realização da I Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior, que se deu nos dias 17 e 18 de julho de 2008, no Palácio Itamaraty, Rio de Janeiro, RJE no Brasil, finalmente, o caso está sendo levado mais a sério em relação aos emigrantes espalhados pelo mundo, vê-se uma preocupação e necessidade maior pela troca cultural e científica buscando o desenvolvimento do país. 



A realização da II Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior se deu nos dias 30 e 31 de julho de 2009, no Palácio ItamaratyRio de Janeiro, RJ. E sinto que o Brasil, aos poucos, está se tornando um 'impávido colosso', o gigante destemido com sua 'brava gente brasileira'.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails