Horticultura - área da horta

Planejamento da Horta
Ano de 2007

Primeiro passo para se começar uma horta é organizar o espaço em que se vai plantar  baseando-se na incidência de raios solares e tendências em acúmulo de água.

Brian observou a área ao redor da casa e tomou notas. Achei estranho o fato de os construtores não terem nos dado o croqui da casa, pois fica difícil saber o que  e onde eles colocaram algumas das coisas que são enterradas como o tal do tanque séptico. Daí se descobre com o tempo... viu?

Segundo passo é testar a área escolhida, com pouca quantidade de plantas, mantendo anotações e registros de tudo o que se é feito para acompanhar viabilidade e eficácia.

Ao lado Norte da casa, as plantas cresceram bem.
Noutros locais, as plantas não cresceram bem.

Ano de 2008

Terceiro passo é aprovar o local e planejar o cultivo, que pode ser feita com ajuda de especialista, no caso, papai David Berryhill, com noção estética da mamãe Linda Berryhill.

Local Aprovado! [mês de Maio 2008]
Quarto passo é estabelecer plano de melhoria do solo local através de sistema de compostagem, bem como reconhecer as pragas estabelecendo um plano de controle de pragas.

Ano de 2009


Quinto passo é trabalhar melhor o solo local e implementar novos cultivos, tudo pode ser feito com a aplicação de técnicas, normas e práticas horticulturais.

Ano de 2010

Sexto passo é estudar o que se foi feito, avaliando-se as anotações de todos os procedimentos datados, verificando os prós e os contras.

Sétimo passo é estabelecer novas metas e planos.

Ampliação da área da horta
Determinação dos limites da área da horta
Grama replantada em outros lugares onde há crescimento irregular

Oitávo passo é determinar os espaços cultiváveis, preparando o solo na área planejada tendo em vista princípios filosóficos de paisagismo, como o "xeriscape".

Preparar o solo daqui é tenso!

Nono passo é confiar nos predadores naturais de insetos mantendo seus espaços de vivência. Colecione insetos nocivos às plantas. Preserve as aranhas!! 

 

Além de lindas, elas são muito úteis.
Trabalhar o solo é a parte mais difícil!

Décimo passo é proteger as plantas e cuidar delas em todos os aspectos: 1. utilizando inseticidas naturais e fazendo coleção de insetos e seus ovos; 2. utilizando fertilizantes naturais da compostagem do solo,  preservando os decompositores existentes no solo, e fazendo coleção de nematóides, larvas e ninfas de insetos; 3. utilizando as previsões do tempo para o uso de água das chuvas, calendários de cultivo, planilhas e anotações para o acompanhamento da horta.

2 comentários:

Wilma Rejane disse...

Oi Quetcha!

Passei para dar as boas vindas da UBE via blog. Gostei demais do tema do blog!

Deus a abençoe.

quetcha disse...

Obrigada!!

Selinhos já no blog! :D

Related Posts with Thumbnails