Verão (nos EUA) vs. Inverno (no Brasil)

21 de Junho
Hemisfério Norte      vs.      Hemisfério Sul

Solstício é um evento astronômico periódico anual, pois ocorre duas vezes ao ano, a cada 06 meses, onde o Sol, visto da Terra, se encontra o mais distante possível do Equador celeste (23,5 graus para o norte ou para o sul); deste modo, é neste instante que um hemisfério do nosso planeta está voltado mais para o Sol do que o outro, assim, de acordo com a incidência de raio solar recebida, podemos definir o Solstício de Verão ou o Solstício de Inverno nos hemisférios, determinando o início das estações extremas do ano, colocando em termos de temperatura, temos calor no verão e frio no inverno.

A palavra Solstício veio do Latim, 'sol' + 'sistere' (sol, que não se move), para designar este  momento fenomenal do movimento do planeta Terra, um dos corpos celestes estudado pela astronomia, e para entendê-lo devemos considerar três fatos importantes em relação ao planeta Terra, um paradígma: 


1. Sabe-se que o eixo da Terra é inclinado em relação à 'eclíptica' (plano orbital da Terra em torno do sol), assim, o equador celeste e a eclíptica não se encontram no mesmo plano, mas se cruzam em um ângulo de 23,5 graus. 


2. Sabe-se que o planeta Terra possui dois movimentos, um em torno de si mesma (Rotação), outro em torno do Sol (Translação), e a órbita ou trajetória da Terra em torno do Sol não é uma circunferência perfeita, ela é elíptica, o que faz com que a Terra ora esteja mais próxima, ora mais distante do Sol. 

3. Portanto, haverá dois instantes durante o ano quando o Sol está em sua maior distância angular do equador celeste, conhecidos como Solstício de Verão e Solstício de Inverno, e haverá dois pontos na esfera celeste onde a eclíptica cruza o equador celeste, conhecidos como Equinócio Vernal (Primavera) e Equinócio Outonal (Outono).

Animation Freedman and Kaufmann

 

A eclíptica é o plano orbital da Terra em torno do sol, que nos auxilia a entender o que acontece do lado de fora e o que vemos daqui de dentro do planeta Terra. Vejamos, então, a partir da Terra nós vemos o Sol se mover ao longo de uma linha que chamamos de eclíptica, como também vemos a Lua, os planetas e os outros corpos celestes se moverem em suas 'órbitas aparentes' aos nosso olhos.

Animation Freedman and Kaufmann

 


O dia mais quente do ano acontece depois do solstício de verão, por outro lado, o dia mais frio acontece depois do solstício de inverno. Por isso, então, convencionou-se dar início às estações nos solstícios, pelo extremo, e nos equinócios, pelo equilíbrio. 

A incidência de raios solares é a variante que indica a mudança climática ambiental.  
Quando os raios solares incidirem mais verticalmente à superfície de uma localidade, haverá aquecimento maior nessa localidade, assim como também por unidade de tempo de incidência, o calor irradiado é mais absorvido, de modo a causar seca geral. Então, isso é o que acontece durante o Solstício de Verão, e é chegada a hora de hidratar corpos dependentes de água: todos os seres vivos, porque, como diz a expressão popular brasileira, o sol está a pino.


O mais interessante acontece para quem está nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os soltícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas, como marco da chegada da estação do ano. Literamente, eles têm um Dia Inteiro de Verão, assim como 24 horas de Noite de Inverno.



Concluindo, a cada início de ano saímos do Inverno para o Verão, nos EUA, 
e o oposto ocorre no Brasil,  a cada início de ano saímos do Verão para o Inverno.

Resumindo, quanto a duração dos dias e temperatura, temos:
      * solstício de verão
         maior duração do dia, maior incidência solar e aquecimento, DIAS longos, Calor; 
      * solstício de inverno
         menor duração do dia, menor incidência solar e resfriamento, NOITES longas, Frio; 
      * equinócios, 
         duração aproximadamente igual do dia e da noite. 

    2 comentários:

    EV Almir Dionisio disse...

    Paz,,, parabens pelo blog e os postmuito interessantes e de uma particularidade,, muito boa,,gostei e aprendi muito...
    a e já sou seguidor aguardo visita..

    quetcha disse...

    Obrigada!
    Gostei de teu blog também! Boa divulgação do teu trabalho!! Que Deus continue a obra que faz através de você para a honra e glória dEle.

    Related Posts with Thumbnails