Fogueira

Outro plano de paisagismo e de diversão ao ar livre!


Ao redor da casa há muitas árvores e numa parte da área do jardim temos o que eu chamaria de uma micro-mini-floresta. O terreno é ligeiramente inclinado, descendente para o Norte e ascendente para o Sul. 

Os ventos que vêm do Norte são fortes e ligeiros, quebrando muitos galhos e gravetos das árvores. Os ventos que vêm do Sul são fortes e constantes, o suficiente para arrastar folhas e gravetos leves, levando muitas outras partes das árvores do chão, já que o terreno é ligeiramente inclinado para o Norte. Então, você pode imaginar o que temos no final de uma ventania... 

[FRENTE] LADO NORTE, espaço para a fogueira






Ter uma área de fogueira pode lhe parecer moda cliché, porém, na verdade, é uma necessidade básica para o bem estar do jardim. E, lá estava ela... uma área mais do que perfeita para atearmos fogo de modo controlado. 






Então, decidimos fazer uma fogueira porque aquele amontoado de galhos, gravetos e folhas ali já estava ficando feio, tomando conta total do jardim, de forma aleatória. Porém, antes de mais nada, certificamo-nos da escolha certa do local, ateando fogo numa fogueira de altura mediana, num destes dias de poucos ventos, assim, verificamos a reação do fogo e vimos que podemos gerencia-lo com as medidas de segurança em mente.

[FRENTE] LADO NORTE, a fogueira-teste. Out,2009.


Muitas pessoas, erroneamente, tratam estes detritos vegetais como se eles fossem lixo e depositam no lixão da cidade, sem pensar na utilidade deles. Mal sabem elas que a terra se auto-recicla lentamente, e, com o tempo, os detritos das árvores servem de adubo orgânico para si mesmas. 

Veja que se leva T E M P O para que tudo se decomponha, e volte à fazer parte da terra, entretanto, nós temos que pensar na paisagem como um todo ecológico.



Se planejarmos o nosso espaço habitável com vista econômica, eficáz, pensando ecologicamente, pode-se observar que fazer uma fogueira de forma controlada é a maneira mais prática de se livrar dos detritos das árvores e ser recompensado com adubo, através das cinzas, e ter entretenimento coletivo!


[FRENTE] LADO NORTE, fogueira-02. Mar,2010. 
Madeira, Cinzas e Fogo à mostra.
















[FRENTE] LADO NORTE, fogueira-02. Mar,2010. 
Aniversário do Brian. 
 

Psicologicamente falando, podemos usar fogueiras para passar o tempo com a família e reunir os amigos como entretenimento. Foi o que fizemos para o Aniversário do Brian deste ano de 2010, e podemos até estabelecer uma pequena "tradição familiar".

Ecologicamente falando, temos que usar fogueiras para queimar detritos acumulados na paisagem ao longo do tempo, ao invés de se livrar destes produtos orgânicos como se fossem lixo. Assim, pode-se eliminar os resíduos da planta que não é facilmente transformado em adubo, e utilizá-los para adubar o jardim e a horta.

[FRENTE] LADO NORTE, fogueira-02. Mar,2010.
Restos e Cinzas 

Aproveitamos as cinzas da fogueira do jardim como adubo, pois são boas fontes de potássio e podem ser benéficas na melhoria da estrutura de alguns solos. Por outro lado, deve-se ter cuidado com outro produto da fogueira, a fumaça frequente e persistente, que pode  causar incômodo local se mal geridos ou acesa em condições meteorológicas inadequadas, além do incômodo pessoal nas mucosas externas dos animais, como o ser humano, devendo-se evitar a inalação e o contato direto nas narinas e olhos.




O que é considerado detrito que vai para a fogueira? Isto inclui ervas daninhas perniciosas; material doente e material persistente de plantas tratados com pesticidas e herbicidas; e todas as partes da planta acumuladas na paisagem em excesso, principalmente o material lenhoso.


PLANO de PAISAGISMO, área da fogueira.

Além do uso de todos detritos vegetais da paisagem natural, pode-se aproveitar o material mineral rochoso existente no local. Encontramos muitas pedras ao redor do jardim, e toda as vezes que  se trabalha a terra para plantar é bom remove-las para dar mais espaço para as raizes da planta crescerem. 
Frequentemente, usam-se pedras como parte decorativa ao redor da fogueira.

[FRENTE] LADO NORTE, Vista nordeste.
Fogueira-03 em construção. Abr,2010. 



















[FRENTE] LADO NORTE, Vista Sudoeste.
Fogueira-03 em construção. Abr,2010. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails