Riverside Campground

Aventura do dia: Camping Trip

Acampar no 'Riverside Campground', localizado em Abingdon, VA /USA. 

A área de acampamento 'Riverside' é localizado 09 milhas ao Norte de Abington, VA. E como o nome já diz, ele é um acampamento ao lado (side) de um rio (river), pois se localiza ao longo da bifurcação norte do Rio Holston






Nossos amigos chegaram mais cedo para armar as tendas o quanto antes do dia terminar, para nós não sermos pegos na escuridão sem termos lugar para dormir. 


Assim que Brian chegou do trabalho, colocamos nossas coisas dentro carro e seguimos direto para a área de camping. 







O acampamento disponibiliza chuveiros, banheiros, pias, mas eles não são tão limpos. 



E cada um de nós contribuímos para a estadia no local e com alguns suprimentos necessários.





Para passar a noite no acampamento, precisamos de:

Utensílios de 'limpeza pessoal'
- artigos de banho e limpeza pessoal, como sabonete, shampoo, condicionador (pequenos, tipo para viagem);
- toalha de rosto e toalha de banho;
- sandálias, para protejer os pés no banheiro público;
- loções sanitárias, para desinfetar as mãos;
- papel higiênico (encontra-se papel higiênico no local, mas por via das dúvidas, é sempre bom levar um rolo de papel higiênico, no mínimo, por precaução);
- kit de primeiros socorros (do tipo para viagem).

Suprimento Alimentar
- Garrafas de água mineral;
- Garrafas de bebidas energética esportiva (tipo Gatorade, Powerade);
- Frutas fáceis de armazenar e comer, como Maçãs, Pêras, Bananas, etc.;
- Pipoca para usar na fogueira;
- Batata Chips e variantes (Chips em geral);
- Pão para hot dogs;
- Mostarda e Ketchup;
- Salsichas, hot dogs, linguiça defumada;
- Marshmallows;
- Cracker + Marshmallows + Chocolate em barras + Cracker = S'moores.


Utensílios Gerais / Materiais
- Tendas de acampamento, Meninas vs Meninos;
- lanternas e algum outro tipo de iluminação;
- fósforos e acendedores;
- repelente de Insetos em Spray;
- vela de Citronela, um inseticida natural;
- lenha, para a fogueira;
- cabide de armação metálica ou algo semelhante, como garfo de acampamento, para cozinhar Marshmallows, Hot dogs, salsichas, linguiça defumada, pipoca, etc.

Suprimento Descartáveis
- Toalha de mesa;
- Toalha de papel;
- Copos e Pratos descartáveis, de preferência feitos de papel para fazerem parte da fogueira.

Para minha surpresa, eles tem 'coleta seletiva' de lixo!


Como eu havia mencionado antes, temos que ter cuidado com a fumaça da Fogueira, evitando-se inalar e o contato direto com as nossas mucosas oculares.  


Devemos proteger nossas mãos antes de tocar em artigos metálicos desprotegidos que serão usados na Fogueira, neste caso, o pacote de pipoca.

Lembre-se que metais são excelentes condutores de calor, eles retêm calor e se aquecem, conduzindo o calor com facilidade por todo o corpo metálico e se deixados desatendidos em fogo alto, eles podem até se derreter... leva-se certo tempo e constância de temperatura para isso, claro!





Os metais têm abundância de elétrons livres que se deslocam por toda a estrutura metálica formando uma 'nuvem eletrônica', a qual lhes permite a condução rápida do calor.

O "garfo de acampamento" deve ter proteção de madeira numa extremidade, como medida de segurança para as mãos. 

Entenda:
Quando nós tocamos o metal do 'garfo de acampamento', antes de coloca-lo no fogo, temos a sensação que o metal está mais frio que a madeira, porque a quantidade de calor trocada entre a mão e o metal do garfo é maior neste momento.
Nosso corpo estará mais aquecido do que o corpo metálico antes de o colocarmos na fogueira, e se continuarmos a tocá-lo, em breve ambos atingirão o equilíbrio térmico, pois dois corpos com diferentes temperaturas tendem a transferir calor entre si. [Estás com frio? Então, abraçe o seu amigo mais perto!]

Lembre-se, Calor é uma forma de energia em trânsito!
E a propagação de calor entre os corpos pode ocorrer de três maneiras: Conducção, Convecção e Radiação.





Nesse caso, verifica-se CONDUCÇÃO, um tipo de propagação de calor, onde o calor é transmitido dos pontos de maior temperatura (ou quentes) para os pontos de menor temperatura (ou frios), verifica-se a ocorrência em materiais combustíveis*.

Você pode sentir a conducção do calor em metais. Se você segurar o metal do garfo de acampamento sobre a fogueira, após alguns minutos irá sentir que a temperatura da barra metálica está aumentado e, dependendo do metal, em um pouco mais de tempo você terá que largar a barra de metal e pegar o cabo de madeira, se não quiseres queimar sua mão. Isto ocorre porque o metal é melhor condutor de calor do que a madeira.





Antes de dormir, uma estória fantasiosa, quase de terror!! hahaha... brincadeira. Cada um de nós teve sua parte na composição desta estória maluca. Tivemos Princesa e Monstros; de Urso Panda à Cachorro voador; S'moores, ilhas e países como os Estados Unidos e o Brasil... Oh! Que conto de fadas!




Amanheceu e chegou a hora de partir para outra aventura! Levantar acampamento, empacotar tudo, remover o lixo e seguir para outra aventura...




---> Trabalho em equipe... eu acho...?? Brian??




E lá vamos nós... 

Mas, espera aí! Antes, uma pose para foto grupal!
E embarcamos para uma outra aventura. Desta vez, sobre rodas de uma bicicleta!



*Fique atento:

Os materiais combustíveis existentes na natureza se apresentam nos três estados físicos da matéria: gases, líquidos e sólidos. Generalizando, em termos de poder de combustão, poderemos dizer que os Gases são mais combustíveis do que os Líquidos, e estes são mais combustíveis do que os sólidos.

Conforme o tipo de combustível envolvido, são definidas cinco classes de fogos: [Norma Portuguesa]

Classe A - Fogos que resultam da combustão ou queima de materiais sólidos, geralmente de natureza orgânica. O produto final do processo, normalmente,  são cinzas e brasas. Ex: madeira, carvão, papel, plástico, matéria orgânica;
Classe B - Fogos que resultam da combustão ou queima de liquidos e/ou de sólidos liquidificados. Ex: óleos, petroleo, gasolina, azeite, massas lubrificantes, álcool, acetona, resinas;
Classe C - Fogos que resultam da combustão ou queima de gases. Ex: acetileno, metano, propano, butano, hidrogênio, gás natural, monóxido de carbono;
Classe D - Fogos que resultam da combustão ou queima de metais. Ex: sódio, potássio, urânio;
Classe F - Fogos resultantes da combustão ou queima de produtos usados para cozinhar. Ex: óleos e gorduras vegetais ou animais.


CUIDADO COM O QUE SE QUEIMA!!

Os gases inflamáveis são substâncias que sofrem combustão no ar, à temperatura ambiente e à pressão atmosférica normal. Contudo, há gases não combustíveis que podem ser comburentes, aqueles que podem provocar a oxidação de combustíveis, o que se é arriscado. Por exemplo, as gorduras e óleos lubrificantes podem entrar em combustão expontânea em contato com oxigênio puro, gás comburente natural. Muito perigoso.

Atmosferas ricas em oxigênio aumentam a intensidade da combustão, e, assim, também, provocam a flamabilidade dos gases que são não-inflamáveis na atmosfera normal.

Com os líquidos inflamáveis a combustão não é direta. Os vapores emanados pelo líquido que ardem depois de misturados com o ar. A quantidade de vapor que se libera da superfície do líquido depende de uma temperatura mínima, cuja constância permite a formação de uma mistura inflamável e perigosa para quem está por perto, a mistura destes vapores com o ar, e consequente explosão!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails